Segundo a definição das Nações Unidas (ONU), "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

Dessa forma, o trabalho voluntário consiste na prática de um trabalho não remunerado com o intuito de ajudar a comunidade. Ser voluntário significa doar tempo e disposição para ajudar uma causa a qual você acredita que pode melhorar o mundo.

O voluntariado tem um potencial transformador na vida de quem o pratica, por meio dele você adquire experiência trabalhando, desenvolve competências como responsabilidade, solidariedade e trabalho em equipe.

A importância dos voluntários para as ONGs

Para cada Instituição, os voluntários representam um apoio fundamental para o bom funcionamento e também para a realização de seus projetos. O trabalho conjunto de cada um, intensifica os resultados da organização e amplia o poder de atuação da ONG.

Voluntariado em Belo Horizonte

Existem centenas de ONGs em Belo Horizonte, é possível contribuir com trabalho voluntário na maioria delas. Confira abaixo, quatro Instituições nas quais você pode doar seu tempo e se voluntariar!

JA Minas Gerais

A JA Minas Gerais é uma organização que incentiva os jovens desde 1919. Temos o propósito de potencializar e impulsionar o futuro da juventude por meio da educação.

Nossa Instituição oferece um aprendizado prático e imersivo em preparação para o mercado de trabalho, educação financeira, empreendedorismo e diversos outros pilares.

Nossos voluntários auxiliam nas aplicações dos programas para os alunos, impactando os jovens e transformando seus futuros por meio da educação.

Saiba mais!

NaAção

A ONG NaAção é uma Instituição que trabalha para ajudar pessoas que vivem em situações de risco e crise humanitária. Ela surgiu em janeiro de 2019, com o intuito de ajudar as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho/ MG.

Hoje, realizam trabalhos em regiões onde as pessoas vivem sob riscos humanitários com o objetivo de oferecer meios e recursos que ofereçam impacto positivo direto às famílias necessitadas.

Saiba mais!

Fundação CDL/ BH
A Fundação CDL Pró-Criança, entidade sem fins lucrativos criada em 1986, é o braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Atualmente, desenvolvem 5 programas sociais voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: Programa Educação & Trabalho (PET), Brincadeira é Coisa Séria, Sorridente, Ver é Bom Demais e Natal de Todo Mundo.
Para que possam desenvolver seus projetos e ampliar o número de beneficiados, a fundação conta com a ajuda de voluntários.

Saiba mais!

Abrigo Balaio de Gato

A Instituição é um projeto independente em Minas Gerais, no qual ajuda a resgatar, providência e tratamento veterinário e realiza adoções de maneira responsável a animais recolhidos das ruas da capital, Belo Horizonte.O abrigo funciona hoje por meio da ajuda de voluntários, apadrinhamentos e parcerias. Faça parte do time de voluntários!

Saiba mais!

Se interessou pelo voluntariado?

Se você se inspirou no nosso artigo e quer fazer a diferença, não deixe de se inscrever em alguma das instituições que mencionamos!

Compartilhe
Deixe seu comentário

Cadastre-se para receber novidades!